O USO DO JOGO DAS EQUAÇÕES PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU

Auteurs

  • Joice Elen Souza Lopes Universidade Estadual de Goiás – Campus Morrinhos – GO
  • Mariana Cândida Martins Universidade Estadual de Goiás – Campus Morrinhos – GO
  • Edjalma Gomes Filho Universidade Estadual de Goiás – Campus Morrinhos – GO
  • Eric Henrique Balduino da Silva Universidade Estadual de Goiás – Campus Morrinhos – GO
  • Gustavo Alves Dias Universidade Estadual de Goiás – Campus Morrinhos – GO

Résumé

Utilizada primeiramente pelos egípcios, seu surgimento remonta o ano de 1650 a.C, a equação do 1° grau (primeiro grau) é uma igualdade entre expressões, possuindo grande gama de aplicações na resolução de problemas. Os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Matemática indicam uma perspectiva significativa em atividades com jogos, os quais resultam em desafios aos estudantes, motivando o esforço e diversão e, por isso, devem fazer parte da prática escolar. Diante disso, este projeto teve seu foco de aprendizagem na resolução de problemas envolvendo equações do 1° grau em turmas do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Xavier de Almeida. Nessa perspectiva, a metodologia empregada adotou como objetivo básico a participação e o estímulo à criatividade, permeado pela proposta de um de tabuleiro confeccionado com folha de cartolina, Etil Vinil Acetato (EVA) e, dado de seis faces, buscando proporcionar um ambiente lúdico visando desenvolver a motivação necessária para aprendizagem, permitindo que a metodologia e o método proposto estimulem os discentes a desempenharem um papel de protagonistas de seu aprendizado, agregando emoções, valores e conhecimento. Assim, a dinâmica consistiu em dividir os alunos em quartetos, de forma que um dos participantes lançava o dado e movia sua peça em uma trilha a quantidade de números determinado pelo dado, pegava a carta deste número e seguia as orientações determinadas por esta carta, finalizando o jogo quando um dos participantes cruzava a “chegada”. Baseado nos dados coletados, os alunos revelaram suas satisfações em relação à proposta tanto quanto a facilitação da aprendizagem em comparação às propostas tradicionais e a permissibilidade em estimular o trabalho em grupo. Como conclusão do projeto aplicado, observamos que é de fundamental importância a aplicação dos jogos em sala de aula, pois estabelece uma relação do direto com o concreto, resultando em uma melhor assimilação do conteúdo, além disto, cria-se um ambiente descontraído e ensina os alunos a trabalhar em equipe e respeitar regras.

Téléchargements

Publiée

2018-09-10

Comment citer

Lopes, J. E. S., Martins, M. C., Gomes Filho, E., Silva, E. H. B. da, & Dias, G. A. (2018). O USO DO JOGO DAS EQUAÇÕES PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/807

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice