MAPAS CONCEITUAIS: UMA ATIVIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs

  • Jefferson Luís Arruda Oliveira Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí – GO
  • Tiago Guilherme de Melo Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí – GO
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí – GO

Résumé

Este resumo é um recorte de um trabalho desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em matemática, da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. O estudo realizado com uma turma do 8° ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Jataí-GO. Teve-se como questão de investigação: “A leitura e a escrita podem contribuir para a melhoria do aprendizado matemático dos alunos de 8º ano de um colégio público de Jataí-GO? ”. Os objetivos foram: possibilitar condições para que aos alunos compreendessem os conteúdos matemáticos através da leitura e escrita; e, propiciar momentos para que eles lessem e escrevessem suas ideias e pensamentos matemáticos. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujos os instrumentos utilizados são: testes diagnósticos, mapa conceitual, mangá, jogo e listas de exercícios. O recorte deste trabalho refere-se à oficina de produção de mapa conceitual. Acredita-se que o uso de mapas conceituais em sala de aula, pode possibilitar que os alunos reflitam sobre suas ideias e percebam as relações entre os conceitos. A oficina ocorreu em outubro de 2017 e teve duração de 4h/a. Para tanto, a turma foram dividida em duplas. Sendo que em um primeiro momento, apresentamos, explicamos e mostramos a estrutura organizacional e as ligações/relações entre os conceitos presentes nos mapas conceituais; em seguida, a turma produziu seus próprios mapas. Percebeu-se que a maioria dos alunos tiveram dificuldades para estabelecerem as relações entre os conceitos, nomenclaturas e seus significados, o que evidenciou na necessidade de se aprofundar e desenvolver mais atividades com foco na leitura e produção de textos matemáticos. Além disso, evidenciou que o aluno que conseguiu explicar, descrever e/ou registrar os conceitos matemáticos, o mesmo não apresentava dificuldades em aplicá-los, utilizá-los, quando necessário. De modo geral, conclui-se que a produção dos mapas conceituais ressalta a importância da comunicação de ideias matemáticas e do registro matemático para a aprendizagem desta ciência.

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Publiée

2018-09-10

Comment citer

Oliveira, J. L. A., Melo, T. G. de, & Gomes, A. A. M. (2018). MAPAS CONCEITUAIS: UMA ATIVIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/776

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