GRUPO DE ESTUDO EM ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO NO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA
Résumé
Após 10 anos ministrando zootecnia geral no 1°ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, tenho observado que alunos de origem rural têm grande dificuldade na permanência e êxito, consequentemente perdas destes alunos por reprovação durante o primeiro ano, o que tem causado perda da identidade e objetivos do curso. Diante disso, o projeto de ensino objetivou construir um grupo de estudo com jovens talentos para trocas de informações e experiências, e construir novos conhecimentos através da vivência em campo e acompanhamento dos setores produtivos para auxiliar a fazer diagnósticos e mapeamento de propriedades rurais (computador e maquete) para futuramente gerar técnicos capazes de solucionar problemas em busca de eficiência técnica-econômica. Utilizou os setores de produção e laboratório de geomática para aplicação das habilidades e competências fundamentais aos técnicos em agropecuária. Os resultados de campo permitiu notar que quando há aplicação da educação básica nas práticas de campo e tempo para assimilação dos conhecimentos, permite que muitas das lacunas sejam preenchidas gradativamente quando há interesse por ambas as parte do processo de ensinagem. Conclui que a construção de grupo de estudo são ferramentas importantes na valorização do conhecimento pré-egresso e na formação complementar dos alunos.Téléchargements
Publiée
2018-09-10
Comment citer
Linhares, A., Oliveira, W., Mata, W., & Custódio, H. (2018). GRUPO DE ESTUDO EM ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO NO SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/760
Numéro
Rubrique
Relato de Experiência