POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DESAFIO PARA A SUPERAÇÃO DA VISÃO ASSISTENCIALISTA

Auteurs

  • Sabrina Soares Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Bruna Lima Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Kitianara Magalhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Sangelita, M. Franco Mariano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Résumé

O presente trabalho consiste num estudo acerca do desafio na superação da visão assistencialista
da educação infantil, tendo como principal objetivo, compreender as políticas públicas que
permeiam a base curricular da educação infantil, com idade entre zero e cinco anos, no Brasil.
Dentre os procedimentos utilizados para o planejamento, desenvolvimento e execução do projeto,
pode-se destacar um levantamento bibliográfico de estudos, com especial interesse na área de
políticas públicas educacionais, dando destaque para estudiosos como Moreira e Lara (2012), com
ênfase no atendimento e cuidado da primeira infância, corroborando para uma educação de
qualidade, com destaque para projetos educativos que vão além da visão assistencialista da
educação infantil. Nesse sentido, procurou-se entender o processo de evolução e transformação
do ensino básico no país, tendo como desafio, propor melhorias na educação infantil, com a
conscientização docente sobre a real necessidade de uma educação que privilegie o
desenvolvimento da criança como um todo, desde os primeiros anos de vida, e antes mesmo
dela ingressar no ensino regular, e desse modo, superar a função assistencialista da educação
na primeira infância, formando profissionais aptos para atuar na educação de crianças de 0 a 5
anos de idade. Nessa perspectiva, identificamos na trajetória das políticas públicas voltadas para
essa etapa educacional a construção de indicadores qualitativos, bem como a elaboração de leis
e documentos orientadores de uma prática pedagógica significativa, dentre eles destacamos o
Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil (1998) e as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (2009).

Bibliographies de l'auteur

Sabrina Soares Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Bruna Lima Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Kitianara Magalhães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Sangelita, M. Franco Mariano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

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Publiée

2018-09-10

Comment citer

Nunes, S. S., Ferreira, B. L., Magalhães, K., & Mariano, S. M. F. (2018). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DESAFIO PARA A SUPERAÇÃO DA VISÃO ASSISTENCIALISTA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/682

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