UMA REFLEXÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, A REALIDADE ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA
Résumé
Este relato de experiência busca mostrar o “mundo” do autista em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal, da cidade de Rio Verde-GO, na escola campo foi que refletindo acerca da prática à luz das teorias que embasam este estudo. Ele tem como objetivo despertar nos profissionais de educação o interesse em buscar mais conhecimento na área de educação especial, apesar da baixa renda, para melhor desempenho no seu trabalho. Assim, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, observação da vivência em salas de aulas, entrevistas com professores de apoio e regentes da escola parceira do Pibid, e ainda com uma mãe de um aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste cenário, percebeu-se a contradição entre o ideal proclamado e o trabalho oferecido pela escola. Parte-se do pressuposto que a criança autista não é muito diferente das consideradas normais, pois as mesmas são (seres humanos), dotadas de sentimentos, necessidades e emoções. Sendo assim, é essencial que o profissional da educação esteja apto a contribuir para que estes aspectos sejam considerados ao planejar ações educativas no contexto inclusivo, as quais contemplem o desenvolvimento das potencialidades destas crianças, para torná-las adultos capazes de tomarem suas próprias decisões. Para isto, é necessário investir na formação continuada dos profissionais da educação, tornando efetivas as leis que defendem os direitos dos alunos com Transtorno do Espectro Autista e demais necessidades.Téléchargements
Publié-e
2018-09-10
Comment citer
Leopoldina, S., Freitas, R., Santos, J., & Nascimento, I. (2018). UMA REFLEXÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, A REALIDADE ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/841
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