A ABORDAGEM EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS EM SALA DE AULA APRESENTANDO BONS RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES

Auteurs-es

  • Warley Lopes Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Fernanda Caroline Souza Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Résumé

As disciplinas científicas caracterizam as matérias mais rejeitadas pelos alunos em sala de aula, não apresentando bons resultados de desempenho dos mesmos, uma vez que os alunos possuem pouco interesse, e isso se da pela dificuldade em compreender a ciência e relacionar com o cotidiano. Os professores buscam formas de relacionar conceitos científicos com o cotidiano dos alunos, mas nem sempre estes indivíduos possuem a capacidade de imaginação, sendo necessário apresentar de forma concreta o que realmente acontece em cada tema abordado. Sabe-se que atualmente a educação pública enfrenta grandes dificuldades sociais, culturais e econômicas, dispondo-se de poucos recursos para que haja uma abordagem prática de conteúdos científicos. Devido à existência de poucos recursos, através de um estágio realizado por alunos do Instituto Federal Goiano em uma escola de Rio Verde-GO, buscou-se estabelecer práticas científicas utilizando-se de materiais reciclados e materiais que puderam ser encontrados nas casas dos alunos, o que os aproximou ainda mais da realização destas práticas. Os experimentos realizados em sala de aula buscaram exemplificar os conteúdos trabalhados pelos professores regentes, entre eles experimentos de ácido base, através de materiais alternativos para titulações, como garrafas pet, mangueiras velhas, recipientes que seriam jogados fora. Houve a abordagem também de assuntos variados como misturas, métodos de separação, o ciclo da água, reações químicas diversas entre outros. Após a realização de inúmeros experimentos, os estagiários aplicaram questionários a fim de se avaliar o desempenho dos alunos. Os questionários serviram para comprovar a melhora do rendimento dos alunos quando comparados com as provas anteriores aplicadas pelos professores das turmas, alcançando melhoras de ate 60% estatisticamente. Ao questionar esta melhora aos alunos, a principal justificativa foi de que ao associar o conteúdo científico com acontecimentos cotidianos houve uma maior facilidade em fixação de conteúdo, pois os mesmos sempre que questionados sobre as matérias buscavam a relação dos experimentos executados com a teoria abordada em sala.

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Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Santos, W. L., & Cabral, F. C. S. (2018). A ABORDAGEM EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS EM SALA DE AULA APRESENTANDO BONS RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/787