DEMONSTRAÇÃO DO SOFTWARE GRAPH NO ESTUDO DE FUNÇÕES DE 1º GRAU NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Résumé
O ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um desafio, pois encontramos alunos com idades variadas, níveis de escolaridade diversos, déficits de aprendizagem e desmotivação, normalmente, gerada pela rotina de trabalho. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem constituir um bom recurso didático-pedagógico para promover a abstração de alguns conceitos matemáticos a partir da reflexão que o educando faz ao manipular o recurso. De forma a propiciar um ambiente favorável na sala de aula aplicando metodologias de ensino que despertem o interesse do estudante, o presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência na aplicação de uma TIC na EJA. Foi utilizado o software Graph para demonstrar funções polinomiais do 1º grau no primeiro semestre da terceira etapa em uma escola estadual de Mineiros-GO. Foi abordado em aula teórica/expositiva a construção de gráficos, análise de crescimento, decrescimento e domínio de função do 1º grau. Posteriormente, foi demonstrando no software Graph a construção e a análise de gráficos, utilizando projetor multimídia, pois a escola não dispunha de laboratório de informática. Após a exposição do software foram realizadas atividades, onde notou-se que os educandos compreenderam melhor o conceito de função do 1º grau após a exposição do software e despertaram maior interesse pelo assunto. A maior dificuldade da turma em aula teórica/expositiva foi analisar o crescimento e decrescimento das funções sem fazer o esboço do gráfico, após a apresentação do software os educandos conseguiram compreender este tópico, bem como conseguiram calcular o valor numérico da função. Concluiu-se que mesmo por demonstração o uso da TIC em questão possibilitou uma melhor compreensão do conteúdo e possibilitou ao professor à exploração de conceitos por meio da representação do gráfico de função de 1º grau, permitindo a variação de parâmetros para análise com os educandos. Os educandos demonstraram satisfação em conhecer novos recursos que facilitem a aprendizagem, reforçando a importância de valorizar a aplicação das TICs na EJA.Téléchargements
Publié-e
2018-09-10
Comment citer
Dias, J. O., & Souza, P. H. (2018). DEMONSTRAÇÃO DO SOFTWARE GRAPH NO ESTUDO DE FUNÇÕES DE 1º GRAU NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/757
Numéro
Rubrique
Relato de Experiência