ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO
Résumé
O presente trabalho parte de uma inquietude proveniente das experiências vivenciadas pela pesquisadora como aluna da escola do campo e traz como problemática o ensino na educação do campo e a relação desse com os alunos, as inquietações e dificuldades do professor e a postura dele diante da realidade encontrada nas escolas rurais. A pesquisa visa analisar como tem se dado o ensino de ciências da natureza no ensino médio da escola do campo, mais especificamente analisar como tem sido a atuação dos professores nestas escolas, descrever como o ensino tem sido organizado. A pesquisa esta referenciada na abordagem qualitativa e tem como procedimento de coleta de dado a entrevista semiestruturada, que foi realizada com três professores sendo um de química, um de ciências biológicas, e um de física. Os resultados da pesquisa apontam que não existe um consenso geral dos professores sobre alunos do campo, tanto em relação a métodos de ensino, quanto a formação de um cidadão crítico adquirida na escola. Percebe-se sim uma concordância em relação às alternativas pedagógicas de ensino utilizadas atualmente que estimulam os alunos a uma maior participação.Téléchargements
Publié-e
2018-09-10
Comment citer
Oliveira, O. I., Adams, F. W., & Tartuci, D. (2018). ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/731
Numéro
Rubrique
Artigos (Fluxo Contínuo)