FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA RELEITURA DO PROCESSO FORMADOR

Auteurs-es

  • Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça Professora titular, aposentada da Faculdade de Pedagogia/UNIRV

Résumé

O século XXI, desde o seu início, caracterizou-se como o século mais documentado, mas também o mais incerto (Imbernón, 2000). Não é preciso muito esforço para reconhecer os paradoxos que caracterizam a sociedade, a cultura, a economia, a educação, a política e tantos outros aspectos. Neste contexto, (re)pensar a formação de professores, inicial ou continuada, para qualquer nível de ensino, é tarefa que se apresenta como um enorme desafio para qualquer um. Contudo, é um exercício necessário uma vez que o modelo vigente, em seus diferentes aspectos, não atende às necessidades profissionais, pessoais e do mercado de trabalho. Assim, o estudo se propôs a, mais uma vez, salientar algumas das dificuldades recorrentes no processo formador de professores para a educação básica de modo a contribuir com as discussões sobre as exigências estabelecidas pelos órgãos governamentais para as licenciaturas. Algumas questões orientam o trabalho: Por que as reformas e estudos não resultam em transformações exitosas na formação de professores para a educação básica? Quais as principais dificuldades no processor formador? Tais questões são (re)visitadas sem intenção conclusiva, preferencialmente salientando as interfaces que continuam em aberto nesse processo formador.

Biographie de l'auteur-e

Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça, Professora titular, aposentada da Faculdade de Pedagogia/UNIRV

Doutora em Educação/UFU. Professora titular, aposentada da
Faculdade de Pedagogia/UNIRV

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Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Mendonça, Z. G. de C. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA RELEITURA DO PROCESSO FORMADOR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/693

Numéro

Rubrique

Artigos (Fluxo Contínuo)