A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UMA VIVÊNCIA EM MINEIROS – GOIÁS

Auteurs-es

  • José Humberto Rodrigues dos Santos Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES
  • Brenda Inácio Arantes Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES
  • Polyana Lopes Rinaldi Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES
  • Elisangela Maura Catarino Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES

Résumé

A educação para as relações étnico-raciais embora seja uma necessidade, e ao mesmo tempo uma exigência criada pela lei 10.639/2003, ainda enfrenta muitos desafios, seja em sua implantação nas escolas ou mesmo na produção de materiais didáticos que instrumentalizem a prática docente. Após 15 anos de sua promulgação, observa-se, sobretudo no cenário educacional goiano, que poucas são as iniciativas para que o trabalho com as questões étnico-raciais seja de fato real. Essa dificuldade de inserção na realidade das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola baseia-se em muitos fatores, dentre eles a falta de formação pedagógica para o trabalho com as relações étnico-raciais, bem como os melindres que ainda se instalam em volta do tema. Somam-se a esses dois fatores, a ausência de políticas de fomento ao trabalho docente voltado para as questões sociais e a resistência de alguns gestores em possibilitar a abertura do currículo. Tais pontos, além de justificar este trabalho de pesquisa, apontam para a necessidade de micro ações, que, espalhadas pelo Brasil, possam subsidiar os professores, bem como oferecer bases para suas práticas pedagógicas. Com essa certeza foi proposto no início de 2017, um curso de extensão denominado Nagô – Relações étnico-raciais e de diversidade na escola; formação de professores na perspectiva da Lei 10.639/2003 o qual foi aprovado2, e desenvolvido no decorrer do ano de 2017. O objetivo deste artigo é, portanto, analisar o processo formativo oferecido aos 50 participantes do referido curso de extensão, bem como apresentar os resultados obtidos a partir dos encontros e das discussões ali levantadas.

Bibliographies de l'auteur-e

José Humberto Rodrigues dos Santos, Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES

Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES

Brenda Inácio Arantes, Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES

Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES

Polyana Lopes Rinaldi, Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES

Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES

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Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Santos, J. H. R. dos, Arantes, B. I., Rinaldi, P. L., & Catarino, E. M. (2018). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: UMA VIVÊNCIA EM MINEIROS – GOIÁS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/685

Numéro

Rubrique

Artigos (Fluxo Contínuo)