A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET E O PAPEL DO PROFESSOR

Auteurs-es

  • Bruno Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Leticia Martins Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Marco Antônio Franco do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Résumé

Jean William Fritz Piaget (1896 – 1980) dedicou-se na tentativa de responder como tem origem o conhecimento e como o mesmo se desenvolve. Em seu trabalho ele acreditava que o conhecimento é gerado a partir de uma interação do sujeito com o seu meio. Piaget concluiu que o desenvolvimento cognitivo é a base do conhecimento e este é dado pela assimilação e acomodação de esquemas. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar as respostas obtidas pelos alunos do curso de licenciatura em química e pedagogia do If Goiano – Morrinhos a respeito de como o conhecimento é adquirido na perspectiva de Piaget e relacioná-los com a importância do papel do professor. Inicialmente foi aplicado um questionário a 6 alunos do curso de pedagogia e química referente a teoria psicogenética. Foram feitas as análises e obtiveram-se os seguintes resultados: 16,7% das respostas na pedagogia e química disseram que o conhecimento é construído a partir da relação do indivíduo com o meio, 66,6% das respostas na pedagogia e 16,7% na química disseram que o conhecimento é adquirido por meio de estágios do desenvolvimento e 16,7% das respostas na pedagogia e 50% de química foram referentes a outras teorias. O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. Assim, é importante que o mesmo saiba como o conhecimento é elaborado e as fase em que é desenvolvido. Percebemos que os alunos de pedagogia e poucos na química dentro da teoria psicogenética sabem como é construído o conhecimento e os estágios que ocorrem, porém nota-se também que boa parte dos alunos, principalmente na química, não souberam como ele se estabelece e ainda relacionaram a teoria psicogenética com outro autor.

Bibliographies de l'auteur-e

Bruno Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Leticia Martins Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Marco Antônio Franco do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

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Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Sousa, B., Lopes, L. M., & Amaral, M. A. F. do. (2018). A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET E O PAPEL DO PROFESSOR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/669

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