ESCOLA “SEM” PARTIDO: PARTIDARIZADA

Auteurs-es

  • Guilherme Hercos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Résumé

O tema Escola Sem Partido está tramitando pelas vielas da sociedade já faz mais de uma década. Contudo, nos últimos anos ganhou mais visibilidade pelas redes sociais. Tal ascensão foi tamanha que atualmente um projeto de lei fundamentado nas ideias desse movimento está prosseguindo no Congresso Federal.
O principal ideal desse grupo é que os professores e profissionais da educação não podem apresentar suas opiniões e valores para os alunos, pois isso acabaria influenciando de forma subversiva os discentes. Este conceito está dividindo opiniões, principalmente pelas alegações de que os professores pertencem a uma índole “esquerdista”, como disseminado pelos defensores da Escola Sem Partido.
Baseado nisso, querem aprovar uma lei que torna obrigatória a fixação de um cartaz em todas as salas aula do ensino médio e fundamental onde esta descrita os “deveres do professor”. Pode parecer uma coisa sem muita importância, mas existem muitas violações constitucionais e algumas ideologias por traz desse projeto.
Neste texto, apresenta-se uma reflexão norteada pela seguinte: quais são as concepções teóricas que embasam a defesa da Escola sem Partido? Para explicar o quão complexo é esta ideia, foi realizada uma analise do que é ideologia e educação. E se identificaram quais conceitos fundamentam o movimento. A partir dai foi investigado as consequências desse
ideal na prática docente, na formação critica dos alunos e no desenvolvimento da sociedade brasileira. Este trabalho foi iniciado durante a disciplina de Fundamentos Sócio-históricos da educação e Metodologia científica do curso de Licenciatura em Química do IF Goiano e aprofundado a sua discussão teórica para a presente composição.

Biographie de l'auteur-e

Guilherme Hercos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Servidor do Instito Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde

Références

CHAUI, Marilena. Ideologia e educação. Educação e pesquisa, São Paulo. v. 42, n. 1, p. 245-257. jan/mar. 2016.

ESCOLA SEM PARTIDO. Por uma lei contra o abuso da liberdade de ensinar. Disponível em: <https://www.programaescolasempartido.org/>. Acesso em: 14 mar. 2018.

ESCOLA SEM PARTIDO. Objetivos. Disponível em: < http://escolasempartido.org/objetivos >. Acesso em: 14 mar. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 92p.

FRIGOTTO, Gaudêncio(org). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. 144p.

CORTELLA, Mario Sergio. Escola democrática x escola sem partido parte2. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_t620reicni>. Acesso em: 14 mar. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Hercos, G. (2018). ESCOLA “SEM” PARTIDO: PARTIDARIZADA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/664

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência