A QUESTÃO ÉTICA NA PROFISSÃO DOCENTE
Résumé
O presente trabalho aborda a falta de reconhecimento, desvalorização e dos fundamentos do agir ético dos profissionais docente. Tem como intuito responder à seguinte questão problema: Quais são os princípios ou fundamentos ético-profissionais que podem contribuir para o reconhecimento e a valorização social, econômica, política e moral do profissional docente brasileiro? O objetivo é formular e apresentar um conjunto de princípios ou referenciais como fundamento para o agir ético dos profissionais docentes, a partir da análise
do pensamento e da prática dos educadores de escolas municipais de Goiânia, sob a perspectiva do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Utilizou-se do pensamento pedagógico de Paulo Freire como referencial teórico, das contribuições histórico-conceituais da literatura sobre educação, ética e profissionalização docente e de relatórios sobre os dois questionários aplicados abordando o pensamento e a prática daqueles educadores. Constatou-se
que há da parte da sociedade, da classe política e dos gestores dos sistemas de ensino, falta de reconhecimento e eminente desvalorização dos profissionais docentes; e que, algumas vezes tal situação provém do pensamento e da prática dos próprios educadores quanto aos fundamentos da educação e aos princípios éticos e morais inerentes à profissão docente. Como recomendação para superar tal situação, supõeo desenvolvimento de um conjunto de princípios para a fundamentação ética da prática profissional dos docentes, visualizando, com isso, um caminho para a valorização e o reconhecimento dessa profissão.