TORNEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS: PROJETOEXTENSIONISTA QUEVISA FORTALECER A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Résumé
A utilização de jogos no ensino damatemática traz grandes contribuições para a prática pedagógica em sala de aula por meio do desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo do aluno, além de aprimorar o seu senso investigativo e o aperfeiçoamento do trabalho em equipe. Logo, é uma ferramenta poderosa para a prática docente no ensino da matemática. Segundo Smole(et al 2007), “o uso de jogos favorece os alunos nos quesitos de linguagem, raciocínio lógico e no convívio entre os alunos, uma vez que o aluno participante dos jogos tem a possibilidade de adquirir confiança e raciocínio crítico” (p.9). Assim sendo, o Torneio de Jogos Matemáticos, que é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do IF Goiano – Urutaí, foi criado para ser um estímulo a mais na aprendizagem de matemática para Urutaí e região. Trata-se de uma competição de jogos matemáticos entre alunos da educação básica de Urutaí e de Pires do Rio, elaborados pelos docentes e discentes do Curso de Matemática (equipe executora). Esse torneio, cuja primeira edição foi finalizada,
constituiu-se essencialmente de três etapas.Na primeira etapa aconteceu a seleção dos jogos, onde cada jogo selecionado (a saber: fanorona, avanço, rastros, semáforo e trilha) foi confeccionado e detalhadamente estudado pela equipe executora do projeto.Um manual contendo as regras detalhadas de cada jogo foi confeccionado. A segunda etapa consistiunum ciclo de oficinas elaboradas pela equipe executora do projeto e aplicadas aos os alunos da
educação básica nas escolas participantes do projeto.Já a terceira etapa foi destinada para a aplicação do torneio em si. Participaram dessa etapa os alunos que participaram das oficinas preparatórias. Essa etapa foi dividida em duas fases, classificatória e final, onde os alunos vencedores foram premiados com medalhas.Foi notável que a aplicação dos jogos influenciou positivamente as escolas participantes no que tange à disciplina de matemática(fato relatado
pelos professores de matemática das escolas participantes do projeto) e, diante desses resultados positivos, a segunda edição do torneio já está em curso, tendo como novidade a cidade de Ipameri, que também passou a ingressar o mapa do Torneio de Jogos Matemáticos.