JUVENTUDE E ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE DE GOIÁS
Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre os motivos que levam à evasão escolar de jovens estudantes do ensino médio do único colégio estadual do município rural de Campo Alegre de Goiás-GO. Utiliza-se da pesquisa qualitativa tendo a coleta de dados por meio de observações, diário de campo, aplicação de um pequeno questionário e entrevistas com jovens matriculados nos anos de 2015 e 2017, na 1ª e 3ª série do ensino médio, respectivamente, e que não estavam frequentando a escola no momento da realização da pesquisa. As entrevistas foram gravadas mediante autorização dos sujeitos e posteriormente foram transcritas para a realização das análises que serviram de apoio para a apresentação dos dados de maior relevância. Observou-se que há vários fatores empíricos, internos e externos à escola, que levam o aluno a evadir-se da escola, entre os quais cita-se a violência doméstica, falta de condição financeira da família, baixa escolaridade dos pais, gravidez na adolescência e falta de oferta do ensino médio no turno noturno pela unidade escolar. Os resultados mostram que, para enfrentar os fatores internos da evasão, a escola precisa desenvolver ações para tornar-se mais atrativa, buscando, através do diálogo conhecer os alunos que adentram aos seus portões, bem como dar voz a eles a fim de expressarem os anseios que envolvem a fase da juventude.Descargas
Publicado
2018-09-10
Cómo citar
Marcellino, D. A. C. da S., & Alves, M. Z. (2018). JUVENTUDE E ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE DE GOIÁS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado a partir de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/874
Número
Sección
Relato de Experiência