PIBID E OLIMPÍADAS DE MÁTEMÁTICA: APRENDENDO COM DESAFIOS
Resumen
A Matemática é fundamental para nosso conhecimento. Sua prática ocorre em diversas áreas da nossa vida e é fortemente usada em nosso cotidiano. Considerando sua extrema importância, o eixo principal deste trabalho fundamenta-se em discutir e destacar a relevância do ensino de Matemática através do lúdico nos anos iniciais, proporcionando aos alunos dos 3° anos conhecimentos básicos de matemática de forma lúdica e prazerosa. Nas Olimpíadas de Matemática foram aplicadas técnicas de ensino voltados para uma aprendizagem significativa e contextualizada, utilizando jogos matemáticos por meio de bingo, dedo no gatilho, loteria dos fatos, trilha, caixinha da sorte dentre outros, que contribuem para um maior entendimento das regras, do trabalho em equipe, do raciocínio lógico, da memorização, imaginação, noção de espaço, percepção e atenção. Houve campeonato interno entre as unidades escolares EMEFTI Professor Waldyr Emrich Portilho e EMEF Nestor Fonseca. Posteriormente ocorreu a grande final entre as campeãs das escolas citadas. Os resultados obtidos durante a realização das olimpíadas comprovam a ampliação de certas habilidades como a contagem, a concentração, o respeito às regras, a organização e a conferência dos resultados, além do desenvolvimento de espírito competitivo, independente, com interação entre os colegas.Descargas
Publicado
2018-09-10
Cómo citar
Borges, B. K. V., Rodrigues, E. F., Barroso, G. S., & Silva, W. T. (2018). PIBID E OLIMPÍADAS DE MÁTEMÁTICA: APRENDENDO COM DESAFIOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado a partir de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/772
Número
Sección
Relato de Experiência