PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: PROJETO POESIA HOJE

Autores/as

  • Dione Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus CERES
  • Jenifer Lemes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus CERES
  • Mateus Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus CERES

Resumen

Neste trabalho, objetivamos relatar os resultados parciais obtidos acerca das nossas experiências com o projeto de extensão POESIA HOJE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus CERES . O projeto tem como objetivo: disseminar cultura literária, oportunizar aos participantes do projeto contato com diferentes poetas despertar o lado artístico e criativo não só dos alunos envolvidos no projeto, mas também, de
todos que tiverem contato com o mesmo, além é claro, de ampliar as relações sociais entre alunos, servidores, discentes e comunidade externa do município. Quanto ao ensino de literatura , acredita-se que ele é uma das formas mais férteis de favorecer pontes interculturais e, assim, convocar algo da subjetividade dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem
de língua materna e estrangeira. Muitos especialistas, dentre eles, Zarate (1986) e De Carlo (1998) têm destacado a importância de se promover diálogos interculturais entre aprendizes da língua. De acordo com esses autores, seria uma forma de se evitar a xenofobia e promover a colaboração entre os alunos. O estudo da literatura perpassa pela cultura, fortalecendo os
laços de conhecimento intercultural e o respeito ao outro. Dessa forma, é relevante trabalhar a literatura, já que é parte essencial do universo cultural no qual se insere determinada língua. A metodologia que usamos foi por meio de gravação de vídeos. O primeiro passo dado foi a criação de um canal no youtube POESIA HOJE, poemas foram escolhidos e recitados, em uma sala de vídeo. C oncluímos que o trabalho tem grande relevância não só para os que estão em contato direto com ele, mas também para aqueles que o acompanha por trás do holofotes, pois, ele promove a integração no meio social e artístico, permitindo um maior conhecimento sobre a cultura e a própria poesia.

Publicado

2018-09-10

Cómo citar

Silva, D., Lemes, J., & Andrade, M. (2018). PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: PROJETO POESIA HOJE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado a partir de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/764

Número

Sección

Relato de Experiência