O ENSINO DAS ATIVIDADES PRÉ-NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CLASSIFICAÇÃO E GRANDEZAS
Resumen
O presente trabalho visa, relatar a experiência das acadêmicas do curso de pedagogia, em uma escola municipal de educação infantil de Rio Verde – GO, realizado no primeiro semestre de 2016. O relato de experiência revela-se de grande importância para a formação dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia, como para os professores que atuam na área, a fim de que reflitam sobre sua atuação e sua formação continuada. A pesquisa tem por
objetivo despertar o interesse e a compreensão pela matemática, por meio de atividades de classificação e grandeza, com a finalidade de relatar a experiência de uma aula ministrada na turma de Educação Infantil V, como também os pontos a serem melhorados. Portanto, o presente estudo traz reflexões de como se trabalhar atividades pré-numéricas na sala de aula,
salientando a importância do professor como mediador, na construção do raciocínio lógicomatemático do aluno, deixando incentivo a conhecerem sobre atividades pré-numéricas, por ficar evidente sua importância para aprendizagens posteriores de conceitos mais complexos da matemática. Os resultados obtidos foram observados a partir da aula ministrada baseando-se no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, como em Kamii (1990), Piaget (1978), Kramer (2003), entre outros.