EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Autores/as

  • Pável Correia da Costa Instituto Federal Goiano

Resumen

A atividade agropecuária que representa maior risco à contaminação das águas é a suinocultura, devido à grande produção de efluentes altamente poluentes produzidos e lançados nos cursos de água sem tratamento prévio (EMBRAPA, 1998). É este fator que levou este trabalho a tratar das questões na formação de cidadãos e futuros profissionais da área técnica, como na sua atuação social, onde os mesmos necessitam obter uma visão mais abrangente da suinocultura, sua degradação aos recursos hídricos e relacionar o tema com a importância da conservação de tal recurso. O objetivo desse trabalho, desenvolvido no campus Urutaí, foi promover uma educação ambiental, aplicada a educação formal, voltada para a conservação de recursos hídricos, utilizando o processo de ensino-aprendizagem, referente a prática da suinocultura, aplicados aos alunos do ensino médio integrado a pecuária. O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, sendo constituído por três fases. A primeira, onde foi analisado o nível de conhecimento do aluno acerca da degradação hídrica causada pela criação de suínos, e como isso afeta o meio hídrico e sua vida como profissional. Na segunda fase, implantou-se um sistema de educação ambiental, de forma interdisciplinar, entre as disciplinas de suinocultura, da área técnica, e disciplinas que abrangem o ensino médio. Na terceira fase, fez-se novamente a análise do nível de conhecimento, após os trabalhos interdisciplinares com os alunos sobre a degradação dos recursos hídricos, onde o resultado obtido foi uma grande melhora no nível de conhecimento dos alunos e na aplicação de tais conhecimentos na área de atuação desses alunos. A educação ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar em todas as etapas da educação formal, pois, somente com inserção e manutenção desse tipo de oferta de conhecimento ambiental é que o aluno se tonará indivíduo consciente e responsável pelos seus atos frente ao meio ambiente, entre eles o meio hídrico.

Publicado

2016-09-05

Cómo citar

Costa, P. C. da. (2016). EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado a partir de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/321