UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumen
A temática de inclusão no Brasil está em uma ampla crescente, pois as escolas estão abrindo suas portas para os indivíduos com necessidades especiais. Toda criança e adolescente tem o direito de participar de escolas regulares onde possam ter um convívio social independente das suas dificuldades. Elaborar uma atividade ou material para o aluno que possua alguma necessidade especial representa um dos maiores desafios para o educador, o qual deve analisar cautelosamente qual será o meio mais fácil de assimilação e compreensão do conteúdo proposto. A utilização de recursos adequados proporciona aos alunos com necessidades especiais uma educação análoga à dos demais alunos onde os mesmos possuem capacidade suficiente para compreender o conteúdo. O presente trabalho objetiva apresentar uma proposta de material didático inclusivo, para acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, portadores de alguma deficiência visual, a fim de estimular uma melhor aprendizagem na área da Botânica. A partir da observação da escassez de materiais didáticos inclusivos no Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres e da dificuldade por nós vivenciada enquanto acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas, em utilizar o sistema Braille, foi elaborado um livreto contendo a morfologia foliar com diferentes texturas, acompanhado de um texto explicativo em Braille, o que possibilita ao aluno de maneira independente identificar o tipo morfológico apresentado. O livreto foi construído com materiais de baixo custo, a fim de que possa ser replicado, buscando alcançar o maior público alvo possível. Foi criado um livreto similar ao adaptado, para os alunos com visão normal acompanhar o conteúdo da mesma forma que os demais. Como o curso ainda não possui acadêmicos com essas especificidades, o material foi avaliado por alguns professores do Câmpus, onde pode-se verificar a viabilidade da utilização dos mesmo em aula, e de que formas poderia contribuir com o aprendizado dos alunos com deficiência quanto ao tema relacionado. A produção do material permitiu compreender que a efetivação da escola inclusiva é perfeitamente possível, entretanto, a falta de preparo dos profissionais da área e a baixa disponibilidade de materiais adaptados desencadeiam uma violação dos direitos humanos pelo próprio sistema de ensino, que ao invés de promover a inclusão, incentiva não à adequação do sistema aos alunos, mas contrariamente, os alunos é que precisam se enquadrar no sistema.