MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE

Autores/as

  • Taianara Rodrigues Borges Instituto Federal Goiano
  • Thalis Rodrigues Borges Instituto Federal Goiano
  • Ronimar Jardim Rezende Instituto Federal Goiano
  • Agda Lovato Teixeira Instituto Federal Goiano

Resumen

As questões ambientais se tornam cada vez mais importantes, com isso a escola e a sociedade devem refletir buscando alternativas e soluções para vivermos numa sociedade mais justa e em equilíbrio com o meio ambiente.A matemática é uma ferramenta que nos auxilia na compreensão dos fatos, resolvendo problemas do dia a dia e nos possibilitando interpretações de resultados. Assim este trabalho tem como objetivo construir jogos matemáticos com materiais reciclados, contribuindo para coadjuvar na preservação do meio ambiente.O desenvolvimento desse trabalho se dará com alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Vasco dos Reis Gonçalves em Urutai-Go eterá como cenário o ambiente escolar, tomando como ponto de partida o seguinte roteiro: Atividade 1: Apresentação do tema: RECICLAGEM E MATEMÁTICA. Atividade 2: Armazenar o lixo produzido na escola durante uma semana. Atividade 3: Pesquisar o valor de mercado pago por quilo de materiais recicláveis. Atividade 4: Levantamento dos dados do lixo produzido diariamente na escola. Atividade 5: Organização dos dados obtidos nas tarefas anteriores. Atividade 6: Criação dos jogos didáticos. Atividade 7: Apresentação e exposição do trabalho para a turma e a comunidade escolar. Espera-se com este trabalho que os alunos se conscientizem sobre os impactos ambientais provocados pela grande quantidade de materiais descartados no meio ambiente, e que utilizem os conhecimentos matemáticos para interpretar os dados e informações importantes, trabalhando com a reciclagem e colaborando economicamente com
o destino final dos lixos.A preservação do meio ambiente passa, indiscutivelmente, pela mudança de mentalidade e essa pode ser alcançada através da educação, trabalhando esses conceitos na escola, a qual é um polo divulgador e um dos responsáveis pelas mudanças de atitudes (Silva, 2001). Assim, este projeto é entendido como uma estratégia de ensinoaprendizagem,
na qual os alunos transformam problemas de realidade em problemas matemáticos através da investigação / ação, possibilitando trazer a realidade para a sala de aula, abordando problemas que estão relacionados ao cotidiano dos alunos, viabilizando a interação da matemática na sala de aula com aquela existente na realidade e criando jogos para o seu ensino/aprendizagem.

Publicado

2016-09-05

Cómo citar

Borges, T. R., Borges, T. R., Rezende, R. J., & Teixeira, A. L. (2016). MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado a partir de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/292

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