AS SIGNIFICATIVAS MUDANÇAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores/as

  • Ruth Damares M. Alves Instituto Federal Goiano
  • Léia Adriana S. Santiago Instituto Federal Goiano

Resumen

O contexto escolar brasileiro sempre foi algo desafiador, mas ao fazermos uma análise comparativa de hoje com alguns anos atrás, obviamente nos deparamos com mudanças consideráveis. Com o intuito de observar essas transformações ocorridas, realizamos uma atividade para a disciplina de História da Educação I, do curso de pedagogia do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, com o objetivo de entender o contexto histórico e político, os modelos didático-pedagógicos, a metodologia de ensino, bem como os desafios pessoais enfrentados por alunos que frequentaram as escolas de educação básica, a partir da década de 1930. Para o desenvolvimento desta atividade, o primeiro passo foi a realização de uma entrevistacom um ex-aluno que estudou até a quinta série do ensino fundamental, na década de 1940, no município de Rio Verde, no estado de Goiás. A entrevista foi do tipo semiestruturada, baseada em onze questões que tratavam de temas, como a sala de aula; o método ensino-aprendizagem; a relação professor-aluno; como a família encarava a educação,
a relação da família com a escola e outras que se desdobraram no decorrer do diálogo. Com base nas informações coletadas com a entrevista, partimos para o segundo passo, que se constituiu no levantamento de informações do contexto político, social e educacional, da década de 1940, para poder compreender a realidade escolar vivenciada pelo entrevistado e o contexto histórico do Brasil, naquele período.Nas considerações finais desse trabalho pudemos constatar que ocorreram transformações na educação em muitos aspectos, como a
forma de avaliação, o envolvimento dos pais com a vida escolar dos filhos, o design da sala de aula,a relação professor e aluno,a intervenção financeira do governo na educação, por exemplo, em relação ao material didático e a merenda escolar.Apesar das mudanças ocorridas, pesquisadores e estudiosos da educação ainda permanecem analisando o processo histórico educacional, no sentido de perceber outras possibilidadespara a contínua melhoria, da educação no Brasil.

Publicado

2016-09-05

Cómo citar

Alves, R. D. M., & Santiago, L. A. S. (2016). AS SIGNIFICATIVAS MUDANÇAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado a partir de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/271