RELATÓRIO DAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CÂMPUS POSSE
Resumen
O presente artigo constitui-se num fragmento de uma experiência realizada na disciplina Matemática no Câmpus Posse – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), em duas turmas do 1º período dos cursos técnicos de nível médio – Agropecuária e Administração. Para tanto, o foco deste texto recai na apresentação e desdobramentos do uso de relatórios nas aulas durante o 2º semestre de 2015 nessas turmas. O objetivo é mostrar o desenvolvimento das atividades e como esse pode propiciar a compreensão dos principais aspectos do processo de aquisição do conhecimento matemático. Neste espaço, fundamenta-se numa pesquisa acerca da escrita em Matemática,
via relatórios que desaguam em narrativas, cujo espaço-tempo configura nas aulas que ministrei. Dessa forma, inclui-se tal objeto nos estudos (auto)biográficos por se constituírem em formas de dar sentido e significado aos momentos vivenciados pelos educandos. Ademais, esse estudo é uma investigação acerca das relações e determinações entre o ensino e a aprendizagem da Matemática, que está diretamente ligado a Educação
Matemática. Por conseguinte, expresso as reflexões sobre o uso dos relatórios como meio de avaliação e espaço integrador que corrobora para o desenvolvimento de competências que estão além dos procedimentos algorítmicos propostos nesta disciplina.