CONSERVAÇÃO DO CERRADO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM NO ENSINO DE CIÊNCIA
Abstract
Ensinar Ciências requer grande envolvimento do professor para que a aula se torne interessante e prazerosa para os alunos. Observa-se que dentro da sala de aula, a maior parte dos conteúdos é desenvolvida com base nos livros didáticos, onde o conhecimento é repassado como algo já pronto. Sendo assim, o tema cerrado ainda é tratado de forma escassa em alguns livros didáticos. Logo, aulas com estratégias didáticas busca proporcionar aos estudantes do ensino Fundamental o interesse desses pela temática abordada. O projeto foi desenvolvido no colégio João Velloso do Carmo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental, durante o estágio supervisionado do ensino fundamental II. Os principais temas abordar durante a aula foram características vegetais, fauna e flora, espécies ameaçadas de extinção, principais problemas que o cerrado enfrenta e unidades de conservação. Logo, o tema foi considerado de fundamental importância para os estudantes, principalmente porque habitam a região centro oeste do estado de Goiás, tendo mais contato com esse bioma. Além disso, cada vez mais a questão da preservação ambiental tem sido preocupante em diversas instâncias da sociedade. Dessa forma, o conteúdo estabeleceu um aprendizado menos abstrato e mais concreto, uma vez que aulas diversificadas, com dinamismo e materiais didáticos como jogos e imagens que trazem a realidade para dentro do ensino de ciências, se tornando peças chave para envolver o aluno e conseguir um bom aproveitamento dentro do que é ensinado, contribuindo sistematicamente para formar cidadãos conscientes, independentes e críticos perante a sociedade. Logo, as estratégias didáticas proporcionaram uma aprendizagem significativa para os alunos, onde esses objetivos foram comprovados através desenhos e textos desenvolvidos no decorrer da aula.Downloads
Published
2018-09-10
How to Cite
Almeida, S., Morais, M., Dias, D., & Belaguarda, C. (2018). CONSERVAÇÃO DO CERRADO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE AUXILIAM NO ENSINO DE CIÊNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/866
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