FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA AS TIC NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar discussões sobre a pesquisa em andamento referente a formação de professores para as TIC nos cursos de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), nas Regionais de Catalão, Goiânia e Jataí e compreender como ocorre essa formação em relação a teoria/prática para atuarem na educação básica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual lançará mão de uma análise documental, tendo como fontes projetos político-pedagógico dos cursos (PPC), programas e ementas de disciplinas, legislações vigentes internas e externas a UFG e de uma pesquisa de campo, na qual buscará respostas para os documentos em análise, no intuito de compreender o impacto dessa formação na qual recebem. Até o momento, os documentos em análise apresentam indícios quanto à possibilidade para que durante a formação os egressos saiam com referenciais teóricos e práticos consistentes, quanto a relação e aquisição da linguagem dos meios de comunicação à educação, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC), mas, no que se pode perceber o PPC em vigência nas regionais, não apresenta prenúncios de disciplinas voltadas para essa discussão. No decorrer da pesquisa será investigada a existência delas, ofertadas de forma eletiva quanto a discussão para essa temática. Espera-se que a pesquisa promova possíveis caminhos para que os cursos de licenciatura em Pedagogia possam melhorar a sua formação, qualificando os futuros professores quanto a saberes que são necessários para a nova configuração de sociedade, nos aspectos culturais, domínio da linguagem informacional e dos meios que possibilitam a informação.Downloads
Published
2018-09-10
How to Cite
Nascimento, P., & Vaz, W. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA AS TIC NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG). Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/688
Issue
Section
Artigos (Fluxo Contínuo)