PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS QUANTO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII PARA CEPI JOÃO XXIII

Authors

  • Waléria Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres
  • Nikaele Sousa Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres
  • Elayne Costa da Silva Vidigal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres
  • Heloisa Baleroni Rodrigues de Godoy Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Abstract

A implementação de Escolas de Tempo Integral foi criada pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que teve como objetivo apoiar a implementação da proposta pedagógica de Escolas de Ensino Médio em tempo integral das redes públicas dos estados e do Distrito Federal. Desse modo, em 2017 foram contempladas 30 Escolas de Ensino Médio em tempo integral no estado de Goiás. Dentre essas escolas encontra-se o Colégio Estadual João XXIII, denominado atualmente como Centro de Ensino em Período Integral João XXIII (CEPI João XXIII). Nesse contexto, o presente trabalho objetivou relatar a percepção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na implementação do CEPI João XXIII no Colégio Estadual João XXIII, já que o projeto iniciou sua atuação no Colégio no ano de 2015. Assim, para a realização do estudo de caso, utilizou-se a observação do ambiente escolar, como mudanças físicas que nortearam o CEPI, além das mudanças realizadas no Projeto Político Pedagógico (PPP), das anotações de campo e percepções dos pibidianos ao CEPI. Pode-se perceber que após a transição do Colégio de Tempo Integral trouxe algumas contribuições físicas que foram positivas, como o melhoramento na climatização das salas de aula e a criação de um refeitório para alunos e funcionários da Instituição. O aumento da jornada escolar impôs que a instituição criasse estratégias para criar um ambiente dinâmico. Assim, foram criadas as disciplinas do Núcleo Básico Comum e do Núcleo Diversificado, que oferece práticas de laboratório, avaliação semanal, preparação pós-médio, estudo orientado, projeto de vida, disciplinas eletivas e também protagonismo juvenil, mudanças claras no Projeto Pedagógico da Escola. Esta análise refere-se ao primeiro ano de implantação do CEPI, mas como vivenciamos a rotina escolar antes da implantação, acreditamos que pelo empenho do grupo gestor da Instituição Escolar em oferecer as melhores condições do ambiente tanto para os discentes como para os docentes, a instituição terá êxito em sua proposta.

Author Biographies

Waléria Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Nikaele Sousa Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Elayne Costa da Silva Vidigal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Heloisa Baleroni Rodrigues de Godoy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Published

2018-09-10

How to Cite

Lima, W. M. de, Moreira, N. S., Vidigal, E. C. da S., & Godoy, H. B. R. de. (2018). PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS QUANTO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII PARA CEPI JOÃO XXIII. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/678

Issue

Section

Relato de Experiência

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