PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NAS PERCEPÇÕES DE PAIS
Abstract
As experiências com a escola de tempo integral iniciaram na Bahia, em Salvador no ano de 1950, à luz do Projeto Escola Parque, idealizado por Anísio Teixeira, na condição de Secretário de Educação e Saúde de estado do governo de Otávio Mangabeira. Ele, precursor do movimento Escola Nova no Brasil (LIBÂNEO, 2014), fundou o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), com a pretensão de acolher 1.000 estudantes, dentre crianças e adolescentes carentes dos bairros periféricos da cidade no período de 07h30min às 16h30min, além de residência que comportasse 200 alunos que necessitavam de internato. A estrutura e funcionamento da escola foram divididos em Escola Classe para o ensino formal e Escola Parque voltada ao ensino de cunho profissionalizante em ambientes separados. Esta política pública se consolidou em detrimento do apoio financeiro do governo à época e serviu de base para experiências de instituições de tempo integral em Brasília na década de 1960 e no Rio de Janeiro nos anos 1980 por Darcy Ribeiro (SANTOS, 2009). Muito embora, com mudanças posteriores no cenário político da época, Carbello e Ribeiro (2014) relatam que o projeto era audacioso para os cofres públicos e, por isso, não se expandiu.Downloads
Published
2018-09-10
How to Cite
Caixeta, W. da S., & Ribeiro, C. M. (2018). PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NAS PERCEPÇÕES DE PAIS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/673
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Section
Artigos (Fluxo Contínuo)