O USO DO KEDNLIVE NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS

Authors

  • Marcondes de Oliveira Leão Instituto Federal Goiano
  • Evanete Ferreira da Silva Barreto Instituto Federal Goiano
  • Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento Instituto Federal Goiano

Abstract

As tecnologias da informação e comunicação estão presentes no cotidiano e influenciam a forma como produzimos e consumimos informação, bens e serviços. Afetam dessa maneira como nos relacionamos e nos comunicamos. No ambiente escolar as ferramentas digitais podem colaborar para um ensino mais dinâmico, interativo e participativo. Para que isso ocorra o uso e a produção de materiais didáticos digitais deve ser incentivada desde a formação inicial dos docentes. O KEDnlive é um software de edição gratuito do pacote Linux, é não linear e de fácil manuseio. Grande parte do material utilizado nas aulas é de autoria de terceiros, ao lançar mão do uso de uma ferramenta tão útil quanto o KDEnlive, o professor e os estudantes podem produzir seu próprio material, um material que esteja adequado à sua realidade e personalizado. Nesse intuito, foi realizado em novembro de 2015, durante a Semana de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), no Câmpus Formosa, uma oficina sobre o uso do KEDnlive na produção de vídeos. A atividade foi planejada, organizada e ministrada por licenciandos em Ciências
Biológicas do IFG, como atividade de intervenção dos alunos matriculados em Estágio Supervisionado. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa que teve o intuito de ensinar aos participantes como poderiam utilizar o KDEnlive na divulgação de projetos de ensino. O público-alvo foram os 13 alunos inscritos na oficina, porém somente 4 alunos compareceram no dia, fato esse também percebido em outras oficinas realizadas durante o evento. Para a produção do vídeo, optamos por trabalhar com uma temática única, que foi o HPV e sua relação com o câncer de colo de útero. A fim de subsidiar os alunos com informações, primeiramente foi feita uma palestra informativa sobre o tema e selecionado da rede mundial de computadores várias imagens. Foi entregue aos participantes uma pasta contendo um folder explicativo sobre cada etapa da produção do vídeo. Percebemos a importância de aprender adequadamente a utilizar o KDEnlive a fim de poder ensinar os alunos presentes. Estes demonstraram grande interesse e rápido aprendizado, mesmo entre os que declararam que não tinham contado constante com o computador. O KDEnlive se apresenta como um recurso importante de autoria docente e deve ser incentivado na produção de material didático.

Published

2016-09-05

How to Cite

Leão, M. de O., Barreto, E. F. da S., & Nascimento, L. M. C. T. (2016). O USO DO KEDNLIVE NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/300