ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO CONTEÚDO TERMOQUÍMICA POR MEIO DE UM JOGO LÚDICO
Abstract
O jogo lúdico propicia a diversão e colabora na função educativa, o que de modo geral, é um elemento de diversão que auxilia na formação de conceitos, sendo esta a distinção de um jogo comum.O uso de jogos didáticos pode motivar alunos que não possuem afinidade com conteúdos de Química, por meio do desafio. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo abordar o conteúdo de “Termoquímica”, promovendo uma aula de Química diferenciada por meio da execução de um jogo para auxiliar no processo ensino aprendizagem e despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo. O jogo foi aplicado a 29 (vinte e nove) alunos de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio (EM), do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio – GO, escola conveniada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Química do IF Goiano – Campus Urutaí. O jogo intitulado “TermoQuiz” e teve duração de cinquenta minutos e durante sua execução, os
alunos da 2ª série do EM foram acompanhados pelos alunos de iniciação à docência, que elaboraram o jogo, em cooperação com o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e observaram o comportamento dos alunos do EM frente à atividade proposta.A partir dos resultados obtidos, ressalta-se a importância da utilização de atividades lúdicas no ensino de Química, devido à influência que os mesmos exercem frente aos alunos,
por se tratar de um método alternativo que contextualiza o conteúdo estudado, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais fácil e dinâmico. Com a realização da atividade, certificou-se que o jogo é uma ferramenta didática que motiva os alunos e propicia uma maior interatividade aluno-aluno e aluno-professor. Assim, considera-se que o jogo “TermoQuiz” foi uma boa alternativa para ensinar o conteúdo “Termoquímica” com ludicidade. A atividade realizada permitiu aos alunos bolsistas do Pibid-Química/Prodocência que atuam no Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha desenvolver suas habilidades pedagógicas, a partir de sua inserção no cotidiano escolar, e ainda, permitiu um maior conhecimento em relação à profissão docente, contribuindo na formação inicial desses professores.