“JOGO DOS BIOMAS”: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA NUMA PARCERIA ENTRE PIBID E PRODOCÊNCIA
Abstract
Para que o aprendizado de Ciências ocorra efetivamente, os alunos devem contar com um grande número de tarefas diversas e os professores devem conhecer técnicas e recursos, abordando táticas diversas de aprendizagem. Neste sentido, muitos professores procuram tornar as aulas cada vez mais dinâmicas e atraentes, de maneira que o aluno perceba-a como um momento em que ele está aprendendo e vivendo algo novo, não distanciado da sua
realidade e torna-se cada vez mais comum o emprego de atividades que fujam do tradicional esquema de aulas teóricas. Dentre estas atividades, as que possuem um caráter lúdico são especialmente interessantes. O lúdico é uma forma de interação do estudante com mundo, podendo utilizar-se de instrumentos que promovam a imaginação, a exploração, a curiosidade e o interesse. Além disso, permite uma maior interação entre os assuntos abordados, e quanto mais intensa for essa interação, maior será o nível de percepções e reestruturações cognitivas realizadas pelo aluno. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi elaborado um jogo didático direcionado ao 9º ano, denominado “Jogo dos Biomas”, tendo sido aplicado e avaliado em uma escola campo do Pibid Interdisciplinar na cidade de Pires do Rio-GO, com
apoio do Prodocência. O tema foi indicado pela professora regente da turma como sendo de difícil compreensão por parte dos alunos, devido ao nível de abstração exigido. Sendo assim, objetivou-se aproximar o conteúdo teórico da realidade dos estudantes, por meio da utilização do jogo, respeitando-se a abordagem apresentada pelo livro didático. Para a estruturação da atividade lúdica, foram utilizadas cartolinas para fazer o tabuleiro que teve ao todo 18 casas do início ao fim, papel cartão para cartas de perguntas, bônus e micos que no total foram 90 cartas. Foi também utilizado papel colante para plastificar as cartas para maior conservação e tinta para desenhar o tabuleiro. O jogo didático foi aplicado após uma aula teórica referente ao assunto “Biomas Brasileiros”, apresentando neste caso um caráter de sistematização do
conteúdo, considerando-se que o professor deve auxiliar na tarefa de formulação e de reformulação de conceitos ativando o conhecimento prévio dos alunos com uma introdução da matéria que articule esses conhecimentos à nova informação que está sendo apresentada.O trabalho realizado atingiu a expectativa de envolver os estudantes numa atividade que fugisse do cotidiano. Segundo o relato de um dos alunos “dessa forma é mais divertido pois aprendemos a matéria por meio de uma brincadeira”.