O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO MÉDIO PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS
Abstract
O estudo da Química deve-se principalmente ao fato de possibilitar ao homem o
desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo analisar,
compreender e utilizar este conhecimento no cotidiano. Ao longo dos últimos anos, têm-se discutido sobre a utilização de recursos didáticos que facilitem o processo de construção do conhecimento dos alunos e a experimentação têm sido uma ferramenta eficaz no processo ensino-aprendizagem, por favorecer a construção de conceitos químicos sendo uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos químicos, facilitando a aprendizagem. Assim, objetivou-se nesse trabalho apresentar o diagnóstico do conteúdo considerado mais difícil de ser ensinado e compreendido nas séries iniciais do ensino médio, 1ª e 2ª ´série, para a partir deste, ser realizado atividades experimentais para o ensino de conceitos químicos. A pesquisa desenvolvida foi principalmente de característica quantitativa/qualitativa tendo como método de coleta de dados a entrevista estruturada e questionários. A partir das tabulações, funções inorgânicas e cálculos foram os conteúdos
diagnosticados como mais difícil de ensino/aprendido. Após a realização das atividades experimentais, pôde-se observar que esta abordagem favoreceu maior interesse, tanto nos discente quanto nos docentes, além de uma percepção crítica pelo conteúdo trabalhado dentro da sala de aula.