PUBLICAÇÕES SOBRE USO DAS TICs NO ENSINO DE CIÊNCIAS DISTRIBUÍDAS CONFORME AS REGIÕES BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM COLETÂNEA CIENTÍFICA ESPECIALIZADA
Abstract
É evidente a evolução tecnológica recorrente nos dias atuais e sua utilização nas diversas atividades diárias, auxiliando desde as tarefas mais comuns às mais complexas. As tecnologias têm colaborado em muito com o acesso à informação, o que nos leva a um desafio muito pertinente em relação ao uso das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação. Motivados por esse desafio, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento baseada em um Levantamento Bibliográfico nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), buscando investigar como as TICs têm sido utilizadas no Ensino de Ciências. Para isto, selecionamos 270 trabalhos que compõem o eixo temático do Enpec sobre as TICs, entre os anos de 2007 e 2017. Após a seleção, os trabalhos foram categorizados conforme as regiões geográficas brasileiras de origem. Percebemos que o maior número de publicações veio das regiões Sul e Sudeste, somando 124 trabalhos, equivalentes a 79% do total analisado. Os resultados encontrados mostram a necessidade de maiores incentivos na realização de publicações que demonstrem o uso das tecnologias no Ensino de Ciências, principalmente na inclusão das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que apresentaram uma baixa contribuição nos resultados.Downloads
Veröffentlicht
2018-09-10
Zitationsvorschlag
Guimarães, J. da S., Souza, P. V. T., & Nunes, S. M. T. (2018). PUBLICAÇÕES SOBRE USO DAS TICs NO ENSINO DE CIÊNCIAS DISTRIBUÍDAS CONFORME AS REGIÕES BRASILEIRAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM COLETÂNEA CIENTÍFICA ESPECIALIZADA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/851
Ausgabe
Rubrik
Artigos (Fluxo Contínuo)