CONTOS DE FADAS E O TRATAMENTO DA DIVERSIDADE: A QUESTÃO DO DIFERENTE EM TRÊS HISTÓRIAS INFANTIS

Autor/innen

  • Françoise Bento de Sousa F Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Ronaldo Elias Borges F Goiano – Campus Morrinhos – GO

Abstract

A diversidade sociocultural e o tratamento das diferenças são temáticas imprescindíveis para o trabalho em espaços escolares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Compreender a relação ensino-aprendizagem como um processo cultural sustentado pela troca permanente de conhecimentos entre pessoas diferentes é fundamental para construir uma educação de qualidade em nosso país (BRASIL, 2013). Nossa pesquisa visa destacar a importância da literatura infantil para a formação cultural das crianças, inclusive no que se refere ao tratamento da diversidade em sala de aula e fundamenta-se primeiro nas diretrizes oficiais para o tratamento da diversidade na Educação Infantil e nos anos iniciais de Ensino Fundamental (BRASIL, 1997; BRASIL, 2016). Em relação aos conceitos de diferença e diversidade na Educação, apoiamo-nos em (ABRAMOVICZ; SOUZA; CRUZ, 2011). No que concerne a possibilidade de tratamento lúdico do assunto por meio da literatura infantil, dentre outros, nos estudos de (BETTHELHEIM, 2013, GUSMÃO, 2000; MARTINS, 2010; METZNER; FERREIRA; SIQUEIRA, 2013; VIZZINI, 2008). Visando estabelecer bases para estudos futuros, optamos por uma pesquisa exploratória, com coleta bibliográfica de dados e abordagem qualitativa para análise. Assim, investigamos as diretrizes oficiais (PCNS, BNCC) e, a seguir, efetuamos um levantamento de temáticas e formas de tratamento da diversidade retratada nos seguintes contos de fadas: O Patinho Feio, A Bela e a Fera, e O Pequeno Polegar. A partir desta pesquisa, constatamos que há contos de fadas que abordam com propriedade essa questão do diferente e da exclusão e isso demonstra a necessidade de se revisitar tais textos, de produzirem novos estudos quanto e de se divulgar, dentre graduandos e profissionais da área, tais possibilidades de abordagem desses textos clássicos.

Veröffentlicht

2018-09-10

Zitationsvorschlag

Sousa, F. B. de, & Borges, R. E. (2018). CONTOS DE FADAS E O TRATAMENTO DA DIVERSIDADE: A QUESTÃO DO DIFERENTE EM TRÊS HISTÓRIAS INFANTIS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/842