A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR LIBRAS NO CURRICULO ESCOLAR

Autor/innen

  • Warley Lopes Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Fernanda Caroline Souza Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Abstract

A comunicação e a linguagem caracterizam uma necessidade de todos; a comunicação oral e escrita estrutura o pensamento e as relações humanas, mas existem formas diferentes de comunicação que não são trabalhadas como deveriam, excluindo aqueles que por algum motivo são alheios a comunicação oral, como os surdos. As pessoas surdas não são capazes de comunicar-se oralmente, mas possuem pensamentos e necessidades de comunicação como qualquer outro individuo, porem encontram dificuldades em estabelecer relações com pessoas ouvintes, uma vez que possuem uma forma diferente de comunicação, sendo ela caracterizada pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Sabe-se da deficiência de incluir novos conceitos na educação básica, onde o atual currículo que abrange diferentes conteúdos exclui a necessidade do ensino de LIBRAS, mesmo que na realidade escolar existam pessoas surdas. O presente estudo foi caracterizado pelo acompanhamento de uma aluna surda e de pessoas próximas ao cotidiano escolar da mesma. A metodologia abordada foi acompanhar diariamente a aluna em uma escola não inclusiva. O acompanhamento desta aluna abrangeu momentos como as aulas e os momentos de socialização dos alunos do colégio, como os intervalos entre as aulas. Foi também abordado o assunto com os colegas de sala da aluna e professores da escola. Ao fim de um acompanhamento que durou cerca de seis meses; período de um semestre escolar pôde-se concluir através de anotações realizadas durante todo o processo, que as opiniões foram diversas: professores sem formação em LIBRAS encontram dificuldades em passar seus conhecimentos à aluna; os colegas de sala da aluna não socializam com a mesma, por não saber como se comunicar de forma adequada; e a aluna possui dificuldade em se ambientar em sua escola devido a poucas pessoas possuírem o conhecimento em LIBRAS. Em uma conclusão final, o desempenho desta aluna foi visivelmente prejudicado devido à falta de comunicação com sua comunidade escolar, sentindo-se permanentemente excluída.

Veröffentlicht

2018-09-10

Zitationsvorschlag

Santos, W. L., & Cabral, F. C. S. (2018). A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR LIBRAS NO CURRICULO ESCOLAR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/833