O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de matemática na educação infantil. Pretende-se conhecer os métodos, instrumentos e recursos utilizados pelos educadores para o ensino da matemática no Centro Municipal de Educação Infantil em Quirinópolis. Tem como objetivos específicos: verificar as orientações do Referencial Curricular Nacional para o ensino da matemática na Educação Infantil; identificar as principais metodologias utilizadas pelos professores para ensinar matemática no Centro Municipal de Educação Infantil em Quirinópolis; analisar as metodologias mais eficientes para ensinar matemática na educação infantil. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas: pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica visa contribuir com o conhecimento teórico sobre o tema pesquisado e a pesquisa de campo atende à necessidade de conhecer a realidade, futuro locus de trabalho do pedagogo. A pesquisa de campo será realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Serafim Junior na cidade de Quirinópolis – GO. A Instituição atende crianças de 0 a 5 anos tendo como sujeito da pesquisa os professores e as metodologias utilizadas para ensinar matemática nessa etapa da educação básica. A educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB 9394/96, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social completando a ação da família e da comunidade. A matemática não tem só por finalidade ensinar a criança a contar números, mas, de acordo com o RCNEI (2001, p. 2013), as crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhe permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. Por meio do conhecimento matemático a criança pode desenvolver capacidades que resultem na solução de diversos problemas impostos a ela no dia-a-dia; o professor deve ser o mediador dessas descobertas, expondo a situação-problema para que a criança analise e possa chegar à solução, fazendo com que ela desenvolva sua capacidade de raciocino lógico e autonomia.Downloads
Veröffentlicht
2018-09-10
Zitationsvorschlag
Ribeiro, A. R., Silva, F. F., & Goulart, J. C. (2018). O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/786
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