BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS

Autor/innen

  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Paulo César dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Tiago Clarimundo Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Abstract

Há indícios de que as atividades desenvolvidas nas disciplinas de cunho científico, especialmente na educação básica, parecem não engajar os estudantes com o processo de ensino e aprendizagem. Posto isso, o presente estudo tem por objetivo avaliar contribuições de um jogo didático sobre Bioquímica para o ensino e aprendizagem de conteúdos de carboidratos e lipídios com estudantes do ensino médio. Toda a parte empírica foi realizada por bolsistas de iniciação à docência, em colaboração com a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), junto a duas turmas da terceira série, do ensino médio, em uma escola estadual de Rio Verde-GO. Inicialmente, houve discussão de conceitos básicos de Bioquímica, com ênfase na exploração dos conteúdos de carboidratos e lipídios. Posteriormente, realizou o jogo didático. Foram utilizados os seguintes materiais: canetinhas, nas cores azul, preto e rosa, cartolina, dado, lápis de cor, nas cores amarelo, azul, marrom, rosa escuro, rosa claro, verde escuro e verde claro, quatro peões, do jogo banco imobiliário para marcar as casas, régua e tesoura. Constatou-se que o aspecto lúdico presente no jogo foi importante, em um primeiro momento, para suscitar a curiosidade e adesão por parte dos estudantes. Contudo, para além de despertar o interesse dos jovens participantes, o jogo permitiu engajá-los com as perguntas e elaboração de respostas que potencializaram o desenvolvimento do raciocínio e a aprendizagem. Adverte-se que não há pretensão alguma de defender o jogo didático como substituto de outras metodologias. Reitera-se, entretanto, que o jogo didático pode ser um importante recurso para o estudo de Bioquímica no ensino médio.

Veröffentlicht

2018-09-10

Zitationsvorschlag

Oliveira, A. A. de, Santos, P. C. dos, & Ramos, T. C. (2018). BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/752

Ausgabe

Rubrik

Relato de Experiência

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 > >>