PIBID-QUÍMICA AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO INTERIOR DE GOIÁS
Abstract
Como estratégia de ensino, as Feiras de Ciências são capazes de fazer com que o aluno, por meio de trabalhos próprios, envolva-se em uma investigação científica, propiciando um conjunto de experiências interdisciplinares, complementando o ensino formal. Como empreendimento social-científico, as Feiras de Ciências podem proporcionar que os alunos exponham trabalhos, por eles realizados, à comunidade, possibilitando um intercâmbio de informações. O objetivo deste trabalho é relatar a orientação de trabalhos exibidos na Feria de
Ciências da escola conveniada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Química, do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. O trabalho envolveu trezelicenciandos em Química, vinculados ao Pibid-Química, que foram divididos em duplas e/ou trios, ficando responsáveis por orientar os trabalhos realizados pelos alunos de uma das turma do Ensino Médio (EM), doColégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio – GO. Cada dupla orientou em média 5 trabalhos, sendo acompanhadas sete
turmas do EM (três de 1ª série, duas de 2ª série e duas de 3ª série). Com aproximadamente 30 trabalhos abordando diversas temáticas, a Feira de Ciências aconteceu no dia primeiro de setembro de 2015, ficando os alunos do EM responsáveis por explicar seus trabalhos aos visitantes, cabendo aos pibidianos, neste dia, apenas auxiliá-los em caso de necessidade para o
manuseio de materiais mais perigosos e que necessitavam de mais cautela, para que o trabalho pudesse ser feito/exposto com êxito. Como os trabalhos expostos na Feira de Ciências foram realizados em grupos, proporcionouuma maior união entre os alunos do EMque interagiram embusca de um objetivo comum, que era o conhecimento científicorelacionado ao conteúdo e criatividade do trabalho a ser realizado. Assim, a Feira de Ciências estimulou os alunos do
EM na elaboração de conclusões a partir de resultados obtidos pelos experimentos realizados. E ainda, possibilitou aosalunos de iniciação à docência vivenciar a experiência de orientar trabalhos, tornando-os responsáveis por uma ação queencontra-se inserida no planejamento anual do Colégio Rodrigo Rodrigues da Cunha e, que desperta curiosidade e interesse em toda a comunidade escolar. Dessa forma, a realização da Feira de Ciências contribuiu com a aprendizagem de alunos do EM e com a formação dos futuros professores de Química.