CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: “APRECIAR A LEITURA E RESPEITO AO PRÓXIMO”

Autor/innen

  • Victória Samaria da Silva Santos Instituto Federal Goiano
  • Cristina Aparecida de Carvalho Instituto Federal Goiano
  • Fernanda Rodrigues da Silva Marques Instituto Federal Goiano

Abstract

A leitura possui o papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Pois por meio dela os educandos entram em contato com o mundo da fantasia e da imaginação na contação de historias. Diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a vivência do mundo do faz de conta. A leitura com frequência subsidia a criação de certa familiaridade com o mundo da leitura e escrita. A proximidade com esse mundo da escrita pode ser um facilitador da alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, criando assim a interdisciplinaridade já que o principal suporte
para o aprendizado na escola é o livro. Assim o projeto “Contação de historias no ensino fundamental: apreciar a leitura e respeito ao próximo”, será desenvolvido com crianças de 10 anos do 4º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho. Esse projeto tem por objetivo despertar nessas crianças o gosto pela leitura, o apreço pelo respeito ao próximo, trabalhar com valores presentes em nossa sociedade tendo como base livros literários e apresentar aos alunos a diversidade etnocultural brasileira visto que o livro que iremos trabalhar trás em sua mensagem principal
o tema sobre o preconceito abordado de maneira divertida e diferenciada. Nosso projeto se desenvolvera na perspectiva de que essas crianças concluam o ensino fundamental da primeira fase sabendo ler de maneira objetiva fazendo conexões entre os diferentes tipos de linguagens e tenha consciência de que todos somos iguais e que a diferença que existe entre nos faz parte, para que tudo tenha sentido e graça. Esperamos com esse projeto que as crianças desenvolvam as noções de valores, respeito ao próximo e o incentivo a leitura bem como que desde cedo, criem o habito de ouvir com atenção as historias, sabendo recontá-las de maneira coesa.

Veröffentlicht

2016-09-05

Zitationsvorschlag

Santos, V. S. da S., Carvalho, C. A. de, & Marques, F. R. da S. (2016). CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: “APRECIAR A LEITURA E RESPEITO AO PRÓXIMO”. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/276

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in