ESTUDO DOS MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Abstract
A abordagem significativa vem sendo muito utilizada nas aulas de Metodologia do Ensino de Química nos cursos de Licenciatura em Química e tem como finalidade construir significados, incorporar valores dentro do cotidiano para a compreensão de problemassociais e culturais. Cria condições para que o aluno experimente a curiosidade, o encantamento da descoberta e a satisfação de construir o conhecimento com autonomia, facilitando dessa forma o aprendizado dos alunos do ensino médio, principalmente se tratando de uma disciplina tão complexa. Utilizando a preparação de uma aula investigativa para os alunos do 1º ano C do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Goiano – CâmpusUrutaí, com o tema: “Misturas e Suas Formas de Separação”,pôde-se perceber a eficiência deste novo método de ensino, efetivando a teoria de que a contextualização e a problematização faz toda a diferença no aprendizado desses alunos.