PERSPECTIVA DE CURRÍCULO PRESENTE NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES NACIONAIS E DO ESTADO DE GOIÁS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Abstract
O currículo é um campo de estudos permeado por diversas teorias que pensam a partir de diferentes matrizes teóricas. Essas teorias são definidas pelos conceitos que utilizam para conceber a realidade. No cenário atual destacam-se três teorias sobre currículo: as Tradicionais, as Críticas e as Pós-críticas. Pensar a que ideias se vinculam as orientações federais e estaduais relacionadas à Biologia pode subsidiar o entendimento do terreno no qual se dá o ensino dessa área no Ensino Médio, em especial em Goiás. Para essas reflexões foi realizada uma pesquisa documental nos documentos orientadores (federais e estadual) para o ensino de Biologia (PCNEM, PCN+EM, OCEM e CRREEGO). Essa pesquisa teve com objetivo identificar e discutir a perspectiva de currículo presente nesses documentos orientadores. Os dados preliminares indicam que aparecem inicialmente, na análise dos documentos, algumas ideias atreladas às teorias Críticas e Pós-críticas de currículo mas, no geral, os documentos estão essencialmente voltados a uma perspectiva Tradicional de currículo que consideramos, influenciar o currículo e o ensino de Biologia no Ensino Médio.