A INSERÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASIL: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Autor/innen

  • Laíse Ataides Ribeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Abstract

Resumo: A formação de professores preocupa em todo o mundo, devido a baixa procura da profissão e a fragilidade da formação inicial. Como iniciativa visando a melhoria da formação dos professores e suporte ao professor iniciante, surgem programas de inserção à docência. A inserção a docência pode se fazer como alternativa de complementação formativa, e para amenizar o abandono da profissão por professores iniciantes. No Brasil, o PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, insere os licenciandos na escola durante a
graduação, para trabalhar junto a um professor supervisor, e um professor coordenador de área.Diversos países oferecem também programas de inserção a docência, nos quais o professor supervisor (ou mentor) se faz como figura relevante por assessorar os docentes iniciantes dentro das escolas públicas. A existência de programas de inserção em todo o mundo mostra a importância de existir iniciativas que apoiem os docentes principiantes, seja na graduação ou quando do término do curso, para evitar as altas taxas de abandono profissional. De cunho bibliográfico, o presente artigo discute a inserção a docência no Brasil através do PIBID, e traz os principais pontos dos programas de inserção estudados por Vaillant e Garcia.

Veröffentlicht

2016-09-05

Zitationsvorschlag

Ribeiro, L. A. (2016). A INSERÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASIL: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/212