A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
Abstract
A colaboração entre os níveis e modalidades que integram o Sistema Nacional de Educação vem sendo destacada como uma ação fundamental, tanto pelas políticas públicas quanto pelos setores da sociedade, pois vincula-se aos processos de democratização, acesso, permanência e qualidade do ensino. As dificuldades de tal relação na visão dos diretores das escolas, fizeram discutir a possibilidade de maior colaboração entre escola e universidade. Assim o presente projeto objetivou-se fazer a interação dos acadêmicos de odontologia da Universidade de Rio Verde com os alunos do Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto para realizarem uma apresentação sobre a importância da higiene pessoal e saúde bucal dos alunos e familiares. Realizou-se uma palestra motivacional e educação para os alunos do Ensino Fundamental II no turno vespertino, sendo separados por grupos e turmas. Os acadêmicos utilizaram-se Datashow para apresentação de vídeos e slides; objetos lúdicos e banners chamativos para melhor explicação e aprendizagem dos alunos. Explicou-se em diversos temas, entre eles doenças relacionadas a importância da saúde bucal na infância e adolescência. No decorrer da palestra identificou-se a falta de conhecimento dos alunos com o tema apresentado, no entanto, grande interesse dos mesmos em sanar essa defasagem de ensino, o que deve ser aprendido em parceria entre família e escola. Por meio de perguntas orais, percebeu-se que os alunos entenderam a importância de cuidar de toda a higiene pessoal e saúde da boca. Notou-se o engajamento dos acadêmicos para repassar o máximo de informações com qualidade para os estudantes da educação básica e o sucesso da parceria realizada entre a universidade e escola, o que deve ser frequente, tendo como resultados a formação mútua.Downloads
Zitationsvorschlag
Pereira da Silva Filho, M., Silva de Assis, E., Braghiroli, R., & Assunção Ferreira, E. (2018). A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/1152
Ausgabe
Rubrik
Poster