A HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autors/ores

  • Gabriela Cristina Ferreira Silva Curso de Educação Física da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás
  • Lana Ferreira de Lima Curso de Educação Física da Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás

Resum

A Lei nº 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003 que altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 tem como foco fazer com que os professores introduzam na sala de aula a história da cultura afro-brasileira como fator de constituição e formação da sociedade brasileira, com isso demonstrando o papel do negro como sujeito histórico e valorizando a nossa cultura e as religiões de matrizes africanas. Frente ao exposto esta pesquisa tem como tema central de investigação “a História da Cultura Afro-brasileira como conteúdo das aulas de Educação Física” e objetiva conhecer os principais fatores que levam o professor de Educação Física das redes municipal e estadual de ensino da cidade de Goiandira-GO a trabalhar ou não a cultura afro-brasileira no âmbito escolar. Especificamente pretende-se: A) Descrever o conhecimento que o professor de Educação Física possui referente à Lei nº 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira; B) Verificar como o professor de Educação Física, das redes municipal e estadual de ensino da cidade de Goiandira-GO, relaciona o conteúdo da História e Cultura Afro-Brasileira com a área da Educação Física; C) Verificar os aspectos que orientam a definição dos professores por trabalhar ou não o conteúdo referente a História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de Educação Física; D) Identificar a partir das falas dos professores os fatores facilitadores e dificultadores para a utilização do conteúdo da História e Cultura Afro-Brasileira nas aulas de Educação Física. Para alcançar tais objetivos será desenvolvida uma pesquisa descritivo-explicativa, de natureza qualitativa cuja população será constituída por quatro professores (três com formação na área específica de Educação Física e um na área de Pedagogia) aos quais será aplicada uma entrevista semi-estruturada. Após coletados os dados serão analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. O estudo encontra-se na etapa de revisão de literatura e elaboração do instrumento de coleta de dados.

Publicades

2018-09-10

Com citar

Silva, G. C. F., & Lima, L. F. de. (2018). A HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/835

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