A CONTRIBUIÇÃO DO CLUBE DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autors/ores

  • Carolina P. Domingues Universidade Estadual de Goiás, Campus- Quirinópolis
  • Cintia L. da Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus- Quirinópolis
  • Joana Corrêa Goulart Universidade Estadual de Goiás, Campus - Quirinópolis

Resum

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a contribuição do Clube de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se a seguinte questão de pesquisa: As metodologias utilizadas para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental têm sido eficientes? Para responder a essa questão apresenta-se os seguintes objetivos: Analisar a contribuição do Clube de Matemática para a formação dos professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar o ensino de Matemática no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental; Analisar as metodologias usadas pelos professores para o ensino de Matemática, após a participação no Clube de Matemática; Verificar os possíveis avanços no ensino-aprendizagem de Matemática em turmas nas quais os professores participam do Clube de Matemática; Refletir sobre a contribuição do Clube de Matemática para a prática pedagógica do professor. A metodologia a ser empregada neste estudo será a pesquisa exploratória com a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de fundamentar-se em autores no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A pesquisa bibliográfica consiste em basear-se nos registros disponíveis sobre determinado assunto, fazendo-se uso de documentos que foram elaborados por outros pesquisadores. A fim de se informar sobre metodologias utilizadas pelos profissionais para o ensino de Matemática e os efeitos causados na aprendizagem, será realizada a pesquisa de campo com observação das atividades desenvolvidas no Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus Quirinópolis. Os resultados encontrados por meio do estudo investigativo passarão por análise subjetiva, não havendo resultado absoluto. A pesquisa qualitativa está relacionada a compreender e interpretar determinados comportamentos, opiniões e expectativas dos indivíduos de uma população. Nos três primeiros anos do ensino fundamental acontece a alfabetização matemática. Os alunos, nesse período, apresentam características peculiares e necessitam desenvolver habilidades essenciais à vida prática, bem como ao entendimento de conteúdos escolares matemáticos que serão abordados nos anos posteriores. Alfabetizar matematicamente significa estimular o aluno a ler, entender e elucidar seu entendimento sobre textos de linguagem matemática.

Publicades

2018-09-10

Com citar

Domingues, C. P., Silva, C. L. da, & Goulart, J. C. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DO CLUBE DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/799

Articles més llegits del mateix autor/a