VISUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO EJA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autors/ores

  • André Luiz da Silva Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – GO
  • Meilene Grecia Silva Santos Morbeck Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – GO
  • Thaís Moraes Arantes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – GO

Resum

A modalidade de ensino EJA (educação de jovens e adultos) tem como finalidade conceder oportunidade a educação para, pessoas que estão fora do tempo comum de estudo. Esses alunos têm maiores dificuldades devido a realidades diferentes dos alunos do ensino fundamental e médio comum. Isso, portanto dificuldade o ensino, necessitando de outras metodologias para essa modalidade de ensino. A disciplina de química é vista como uma barreira pelos alunos e professores, sendo assim necessário pensar em metodologias alternativas para seu ensino na EJA. Este Trabalho teve como objetivo verificar o uso das atividades lúdicas na modalidade de jovens e adultos. A coleta de dados ocorreu através de oficinas lúdicas, sobre temas já abordados em sala, seguida de aplicação de questionários e entrevistas com os alunos e professores sobre o uso das atividades lúdicas no ensino de química. Ao analisar os questionários e através das respostas obtidas nas entrevistas foi possível observar que o uso das atividades lúdicas na modalidade de EJA foi satisfatório. O uso do lúdico facilitou o ensino de química, despertando o desejo e a curiosidade sobre essa disciplina. Nos relatos dos alunos a grande maioria aprova e deseja que os professores utilizem novas metodologias para o ensino de química, visto que para eles o ensino tradicional não é satisfatório, dificultando e desmotivando os alunos a permanecerem na escola, e com isso os alunos perdem o interesse e acabam abandonando o ensino. Diante disso constatamos que o uso das atividades lúdicas é uma ferramenta pode ser inserida, nessa modalidade, visto se tratar de uma didática mais condizente com a realidade dos alunos, que torna o processo educativo emancipador, e de qualidade, visando os interesses e necessidades dos alunos, tornando o ensino de química mais atrativa e diminuindo a evasão escolar.

Publicades

2018-09-10

Com citar

Mota, A. L. da S., Morbeck, M. G. S. S., & Arantes, T. M. (2018). VISUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO EJA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/793