CORRIDA PITAGÓRICA
Resum
Esta proposta teve motivação a partir das observações sobre as dificuldades encontradas pela maioria dos alunos(as) em apropriar-se dos conceitos e conteúdos relacionados ao teorema de Pitágoras, tendo em vista a grande aplicabilidade do conteúdo no cotidiano das pessoas. Diante disso, este subprojeto objetivou a aprendizagem da geometria, especificamente, no que tange aos conteúdos relacionados aos triângulos retângulos. Sendo aplicado a alunos do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Xavier de Almeida, sendo desenvolvido por meio dos bolsistas do Programa Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com base na execução de cálculos simples colocando a prova o conhecimento dos alunos. Desta forma, a metodologia utilizada permitiu estimular a participação e a criatividade, mediada pela proposta de um tabuleiro em formato de triângulo com casas em cores distintas confeccionado com folha de cartolina, um peão e dois dados de seis faces. Buscando alcançar o grupo de educandos que possuem um certo tabu com a disciplina, estimulando a competição saudável de forma prática e lúdica com intuito de desmistificar o Teorema de Pitágoras. A dinâmica consistiu na formação de duplas por tabuleiro, cada dupla possuía um peão e tinha o objetivo de percorrer o trajeto do triângulo retângulo partido da casa inicial. Tal proposta mostrou-se eficaz no quesito de aprendizagem dos alunos(as), bem como a organização de ambientes cooperativos eficazes no desencadeando de interfaces necessárias para a motivação necessária ao aprendizado do conteúdo. Nesse sentido, foi possível constar, a partir dessa intervenção um melhor rendimento dos aprendizes tanto na esfera dos cálculos necessários, bem como na percepção de aplicabilidade do conteúdo em situações práticas do cotidiano.Descàrregues
Publicades
2018-09-10
Com citar
Martins, M. C., Lopes, J. E. S., Gomes Filho, E., & Gomes, M. A. da S. (2018). CORRIDA PITAGÓRICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/768
Número
Secció
Relato de Experiência