TINTAS DO SOLO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E ARTE
Resum
Objetiva-se analisar contribuições de uma prática de ensino interdisciplinar de Química e Arte, empreendida por bolsistas de iniciação à docência, em colaboração com a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) junto a estudantes do ensino médio em uma escola estadual de Rio Verde-GO. No conjunto, a parte empírica deste estudo envolveu a discussão teórica sobre reações químicas, tintas e pinturas rupestres; seguida da apresentação de diferentes técnicas de produção de telas com tintas do solo; explanação sobre a função dos conservantes nas tintas, bem como, a distinção entre misturas homogêneas e heterogêneas; exposição na Feira de Ciências; e avaliação dos trabalhos realizados. No conjunto, foram trabalhadas as seguintes técnicas de pintura: acrílica, aquarela e têmpera. Os modelos de “layout” com mosaicos foram disponibilizados aos participantes, a fim de que os mesmos pudessem produzir livremente suas telas com tintas do solo; assim como foram entregues todos os materiais para cada grupo, de acordo com a técnica escolhida. Os jovens fizeram suas pinturas baseadas em suas próprias inspirações. A pesquisa trouxe relevantes contribuições para todos os envolvidos. Tanto para os bolsistas de iniciação à docência e professora supervisora do Pibid que tiveram oportunidade de experimentar na prática uma proposta de ensino interdisciplinar de Química e Arte; quanto para os estudantes do ensino médio que se mobilizaram para o aprendizado de conceitos de Química articulados à experimentação com produção de tintas e ao exercício da criatividade artística. Por fim, assevera-se a necessidade de empreender novas intervenções para incorporar nessa proposta um debate mais amplo, sobretudo em relação à latente problemática ambiental da fabricação de tintas que tem gerado elevada degradação dos recursos naturais não-renováveis.Descàrregues
Publicades
2018-09-10
Com citar
Jesus, A. B. de, Silva, A. de F., Borges, L. M., & Ramos, T. C. (2018). TINTAS DO SOLO: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E ARTE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/761
Número
Secció
Relato de Experiência