INDISCIPLINA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DIANTE AO MANUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Resum
Manual de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano foi criado com intuito de abordar assuntos de interesses dos discentes, disponibilizar documentos que explicitam seus direitos e deveres.
Porem mesmo a desordem é o estado natural da sala de aula. Em 2015, uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que, no Brasil, 20% do tempo da aula é usado para acalmar os ânimos e lidar com problemas de comportamento. Outros 13% eram gastos com burocracia, deixando apenas 67% do tempo em sala realmente dedicado à aula propriamente dita.
Diante do contexto, surgiu a necessidade de entender de que modo os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio compreendem o Manual de Assistência Estudantil, e o porquê de tantas advertências mesmo tendo acesso a todas as normas contidas no Manual.