PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autors/ores

  • Bruna Lima Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Keila Thaysa Bernardes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Flavia Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Marco Antônio Franco do Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Resum

O presente trabalho consiste na realização de um paralelo entre o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, buscando incorporar seus estudos as nuances da educação de jovens e adultos (EJA) e assim, compreender o processo de ensino-aprendizagem na mesma. Nesse sentido, iremos nos fundamentar no conceito de educação libertadora defendido por Freire, ao longo de sua obra, e reconhecer o papel fundamental do educando como sujeito autônomo do conhecimento. Iremos, sobretudo, compreender o significado da escolarização para os alunos da educação de jovens e adultos e nos convidar a refletir sobre a necessidade de se criar políticas educacionais que rompam com os estigmas e os preconceitos atrelados a suposta lacuna cultural, retomando a estudos com um olhar voltado para essa população de adultos analfabetos e sua história de vida.

Biografies de l'autor/a

Bruna Lima Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Keila Thaysa Bernardes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Flavia Aparecida de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Marco Antônio Franco do Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Publicades

2018-09-10

Com citar

Ferreira, B. L., Bernardes, K. T., Oliveira, F. A. de, & Amaral, M. A. F. do. (2018). PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/723

Número

Secció

Artigos (Fluxo Contínuo)

Articles més llegits del mateix autor/a