EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DO PIBID COM A DANÇA, CRIAÇÃO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA ESCOLA MUNICIPAL NILZA AYRES
Resum
das pedagogias críticas em Educação Física, especialmente inspiradas no livro “Metodologia de Ensino de Educação Física – Coletivo de Autores” (SOARES et al, 1992). No ensino fundamental, muitas das vezes, a Educação Física assume a característica de um espaço ausente de conteúdos formativos significativo, assumindo contornos de mero tempo recreativo na escola “liberado” pela professora regente da turma. Este trabalho aborda a sistematização da experiência de formação e intervenção pedagógica de um coletivo PIBID da UFG/RC com o conteúdo temático “dança, criação e manifestações culturais”, na disciplina de Educação Física, numa escola municipal de primeira fase do ensino fundamental em Catalão/GO, apresentando a sua historicidade e seus componentes, como: a dança primitiva falando sobre a ancestralidade dos povos antigos e suas maneiras de agradecer uma boa colheita ou uma caçada bem-sucedida ou até mesmo rituais fúnebres, e a relação com as danças indígenas e afro-brasileiras, trabalhando também as danças circulares, experimentando o “Maculelê” como uma dança/luta com traços marcantes para a história e cultura afro-brasileira, onde trabalhamos um jogo intitulado “Zumbi dos Palmares e Dandara”. Outra manifestação cultural trabalhada foi a congada, que é um aspecto pertinente na vida cultural da cidade de Catalão – GO, em que foi possível levar instrumentos e vídeos para inspirar sua vivência. Nesse percurso, abordamos ainda as danças clássicas, mostrando fotos e vídeos sobre sua transformação desde o início até a atualidade; na exposição e vivência com o Ballet/Balé foram discutidas questões de gênero. Na dança moderna levamos a sua história e os principais pioneiros da mesma, citamos e mostramos vídeos falando as características desta dança e em seguida abordamos a dança contemporânea. Com uma boa aceitação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito escolar, fomos convidados para levar o Programa para as ruas e mostrar para a comunidade o trabalho desenvolvido ao longo das aulas.Descàrregues
Publicades
2018-09-10
Com citar
Santps, A. C. dos, Silva, G. C. F., Andrade, I. B. de, & Rodrigues, G. M. (2018). EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA DO PIBID COM A DANÇA, CRIAÇÃO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA ESCOLA MUNICIPAL NILZA AYRES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/708
Número
Secció
Poster